segunda-feira, 3 de novembro de 2025

A batata bolinha de 2 bilhões de dólares

como preparar batata bolinha

Gente, vocês não tem ideia da receita que saiu dessa cozinha ontem!

Sabe aquelas batatinhas bolinha que a gente sempre vê nas festas da família (principalmente na da sua avó), meio sem graça, só cozidinhas com sal e pimenta?

Pois então… eu fiz uma versão com açafrão que é a cara da riqueza!

Literalmente, já que o açafrão custa os olhos da cara.

Sim, cara leitora, açafrão! O verdadeiro.
O segredo dessa cor dourada e do sabor que vai fazer todo mundo achar que você fez curso na França.

Ou que, no mínimo, você está mentindo e comprou as batatinhas num restaurante caro!
 

Então...
Estava eu na cozinha outro dia, bem plena, tentando fazer uma comidinha leve, cozinhando as batatinhas e pensando o que poderia fazer com elas, quando lembro do meu livro fiel escudeiro 'dicionário de sabores'. 

Fui lá dar uma bisbilhotada nas sugestões de combinações com batata, e o açafrão fez meus olhos brilharem! Vai ser essa!

Não segui nenhuma receita. Segui mais foi o instinto mesmo. Cozinhar, frigideira, azeite, dourar, pronto.

Acabei descobrindo uma receita fácil, rápida, com um toque sofisticado e que faz qualquer refeição parecer evento gourmet feito por chef particular: a batata bolinha com açafrão!


UMA DICA AQUI

O açafrão verdadeiro é coisa fina, mas é caro que só ele! É tipo aquele perfume importado que a gente cheira na loja e finge costume. 

Já a cúrcuma, amiga, é a versão mais baratinha, fácil de achar e dá a mesma cor dourada que engana até o olhar mais gourmet.

Ou seja: você pode usar cúrcuma e ainda sair dizendo que fez batata com açafrão. Da terra. 
Açafrão da terra.
Trocar ingrediente pode.
Mentir não.

batata bolinha receita

batata bolinha com o seu rim


Ingredientes:
- 1 pacotinho daqueles de redinha de batata bolinha;
- 2 a 3 dentes de alho amassados com casca e tudo;
- sal a gosto;
- azeite sem miséria;
- pimenta do reino a gosto;
- açafrão;
- um verdinho para decorar, que pode ser o que tu quiser!


Modo de fazer:

- lave bem as batatinhas, porque você bem sabe que essas batatinhas a gente usa com casca mesmo, né?;

- cozinhe em água abundante e com bastante sal. É no olho mesmo, gente. Não dá pra ser exata aqui não.

- é para cozinhar até estarem al dente. Fica de olho. A gente quer elas firmes.

- escorra bem, espere esfriar pra não queimar os dedos, e parta cada uma delas ao meio;

- agora vamos para o bronzeamento artificial: leve uma frigideira larga ao fogo alto com bastante azeite, acrescente os dentes de alho e deixe ele dourar um pouco - isso garante um perfume incrível à receita;

- coloque o açafrão e a pimenta do reino nesse azeite que é para eles dissolverem beeeem antes de envolver as batatas;

- joga as batatinhas nesse refogado e vai dando aquela chacoalhadinha na frigideira, com cara de quem entende tudo de gastronomia, mesmo que esteja cozinhando descalça e coque bagunçado.

- acerte o sal!

- sirva assim mesmo ou com um verdinho picadinho por cima pra dar aquele toque de prato caro!

E aí? Vai de açafrão ou de açafrão da terra? Me conta nos comentários!
E não perca o próximo post com um peixinho simples, mas com cara de coisa fina.


Acompanhamentos da batata bolinha milionária (tem tudo no blog):
- franguinho grelhado suculento e douradinho;
- salada de tomatinho sweet grape;
- vagens assadas.

receita de batata bolinha com açafrão

Um comentário: