quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

10 temperos para testar na cozinha. Parte II.

Como eu disse lá na parte I desse post, você bem sabe da importância dos temperos na história mundial, não é mesmo?!

Eu quero acreditar que você lembra das aulas de história da escola e sabe sobre o que estou falando.

Aliás, você está aí e eu estou aqui falando com você do outro lado da tela em português por causa de tempero! Sim, por causa de especiarias estamos eu e você, em 2021, no Brasil, falando em português.
 
E se você não sabe do que estou falando, espero que não seja por não ter prestado atenção nas aulas... Você prestou, eu sei...

Mas, enfim... O google tá aí pra isso, meu povo!


Bora valorizar tudo isso aí e abusar das especiarias, porque usar tempero artificial é o pior que você pode fazer pela sua história e pela sua saúde!!!


Abaixo seguem ALGUNS exemplos de temperos e sugestões de receitas nossas

temperos para testar na cozinha


1. tomilho. Combina com tudo! Pode usar e abusar com qualquer tipo de proteína, legumes, ensopados e saladas. Eu sempre deixo um vidrinho de tomilho desidratado no galheteiro.

Experimente essa abóbora assada com tomilho.

2. caiena. É uma pimenta em pó muito comum em alguns países da África e também em muitos estados do sul dos EUA. Use para dar um toque apimentado a qualquer receita. Mas cuidado: ela é bem ardida, use com moderação.

Já conhece o kelewele? A caiena é fundamental para dar um toque todo especial à receita!

3. estragão. É uma delícia se usado com cautela. Tempere molhos frios, legumes, saladas. Use em pouca quantidade. Atenção em ensopados e receitas com caldo: pode ficar muito forte. Use pontualmente, não faça dele uma rotina na cozinha, pois cansa rápido.

Teste no tempero de legumes assados ou refogados!

4. pimenta do reino branca. Use quando você quiser um sabor mais suave de pimenta do reino ou quando você quer dar sabor ao prato, mas não quer que apareça aqueles pontinhos pretos da pimenta do reino. Um purê ou um arroz por exemplo.

Teste a pimenta no purê de banana da terra!

5. mostarda em grãos. A rainha dos picles e conservas. Vai fazer uma conserva? Você PRECISA colocar mostarda em grão, PRECISA! :)

Veja a nossa receita de picles americano de pepino.

temperos para testar na cozinha

6. zaatar. Das riquezas do Oriente Médio. Misture com azeite e tempere um pão sírio! Ou misture com queijo e coma com pães e torradas. Ou ainda: coloque uma pitadinha em cima dos grelhados. Huuum...


7. orégano fresco. Eu costumo dizer que é o orégano desidratado melhorado! Não é idêntico à erva desidratada, mas lembra. E é muito melhor! Use onde você usaria o desidratado. E onde não usaria também. Use em tudo, é muito bom!

Teste salpicado em cima de qualquer receita de massa! Que delícia!

8. alho em pó. Tempera e dá sabor que é uma beleza! Use em qualquer receita, principalmente sopas, caldos, ensopados, pratos caldosos. Excelente também em marinadas secas! Mas atenção: não substitui o alho refogado!

Teste na batata doce assada! Fica bem gostoso!

9. sálvia. A versão fresca é bem diferente da versão desidratada! Experimente das duas maneiras e você vai perceber que parecem temperos diferentes! Não sou muito fã da desidratada, mas apaixonada pela fresca.

Que tal um nhoque na manteiga de sálvia?

10. raízes de cebolinha, coentro e alho poró. Da próxima vez que chegar da feira com uma dessas ervas, não jogue suas raízes fora. 
Lave bem e frite em um pouco de óleo. 
Ficam crocantes e deliciosas em cima de saladas ou legumes.
temperos diferentes para testar na cozinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário