Como defumar alimentos em casa. Veja o passo a passo!

como defumar alimentos em casa

Tudo começou quando a Globoplay liberou o programa do Felipe Bronze e a gente viu a criatura defumando tudo quanto é coisa.

Pensamos: a gente precisa arrumar um jeito de fazer isso dentro de um apartamento! Pensa, pensa, pensa, até que eu tive a brilhante e maravilhosa ideia! Não sei como não pensei nisso antes...


Uma dica que realmente funciona! A gente faz as coisas defumadas toda hora! Nunca deu errado!
Vale a pena o investimento!!!


como defumar alimentos em casa


- você precisa de madeira específica para defumar alimentos. Não me vá pegar qualquer pedaço de madeira aí no seu quintal, pelamor. Você compra essas madeirinhas de defumar fácil na internet.

Achou caro? Chama os amiguinhos para dividir. Isso reeeende toda a vida. Dá pra dividir entre três pessoas numa boa!

Na hora de defumar você pode acrescentar canela em pau, alecrim fresco, tomilho etc. Mas a base mesmo para defumar em casa é essa madeirinha.

defumar alimentos em casa

panela para defumar alimentos


- o truque para defumar alimentos em casa: panela de cozimento a vapor. Exatamente. Se não tem uma, vale a pena comprar. É sério!

como defumar alimentos no fogão

o que usar para defumar alimentos


- para começar, é importante fazer uma caminha de papel alumínio no fundo da panela. Isso é para proteger o revestimento interno dela. Faça uma dobra com pelo menos quatro camadas de papel alumínio.

- você vai achar que deve colocar muitos pedacinhos de madeira, mas não precisa de muito. Uns pedacinhos bastam. E essa dica é SUPER importante. Se você exagerar na madeira, o alimento vai ficar muito defumado, sem condições até de ser consumido!

panela para defumar alimentos


- acenda o fogo da menor boca do fogão no mínimo. Obviamente que isso não é para colocar fogo nos pedacinhos de madeira, mas fazer isso ajuda a mantê-los quentes.

- para começar a defumar o alimento, coloque fogo nas madeirinhas com um fósforo, isqueiro, com o fogo do fogão ou com um maçarico culinário. A gente recomenda fortemente o maçarico. É muito mais prático.

- e pelamor, não coloquem nada nas madeirinhas! Nenhum tipo de produto químico!

como defumar em casa


- a fumaça vai começar a levantar, então coloque imediatamente a parte de cima da panela a vapor com o alimento a ser defumado já acomodado nela.

dá para defumar alimentos em casa


- já deixa tudo no esquema para aproveitar essa fumaça. Alimentos moles, que desmancham ou derretem com facilidade, coloque em potinhos como o nosso. 

- alguns alimentos podem ir direto na panela, sem a necessidade do potinho. Isso você vai ter que analisar. Mas acho que colocar os alimentos em potinhos ou pratinhos deixa o defumado bem mais suave, bem mais agradável.

- o importante é não utilizar potes ou pratos muito grandes para que não tapem os buraquinhos da panela a vapor. Se não, a fumaça não vai conseguir subir para a parte de cima onde está o alimento.

como fazer manteiga defumada


- agora é só tampar a panela e deixar o alimento ali por dois, no máximo três minutos. Parece pouco, mas não é! Te garanto. 

- assim como a quantidade de madeira vai influenciar na intensidade do sabor defumado, o tempo também vai. Se deixar muito tempo, vai fica muito defumado. Ruim.

- faz assim: experimente o sabor do seu alimento que está sendo defumado a cada minuto. Prove com um minuto, depois com dois. Te garanto que não chegará a marcar o terceiro minuto.

como defumar manteiga


- eu aposto que você vai querer defumar tudo depois dessa dica. Verdade. Aconteceu com a gente. Hehehehe

- defumamos um pedaço de queijo para servir de aperitivo. Muito gostoso.

como improvisar defumador de alimentos


- defumamos alho para aromatizar um azeite. Delícia.

como defumar comida em casa


- uma simples manteiguinha defumada já ganha cara nova. Funciona muitíssimo bem com requeijão também!

defumar comida em casa

Nenhum comentário:

Postar um comentário