
Promessa é dívida e hoje estou aqui para ensinar a fazer a batata frita politicamente incorreta que mencionei no post anterior.
Sim, leitoras, essa receita vai contra absolutamente todas as regras da alta gastronomia. Os chefs do MasterChef provavelmente chorariam ao ver este método, mas eu não estou nem aí: é a minha batata frita palito preferida na vida.
Quer dizer, a minha preferida de verdade mesmo é a batata chips caseira (não a de pacotinho, por favor, tenhamos o mínimo de dignidade), mas no quesito batata palito, eu sou 100% do time ultra crocante.
Se você é daquelas que gosta da batata frita molinha por dentro e crocante por fora, já aviso: esqueça esta receita, feche esta aba e vá correndo ler o post anterior: como fazer batata frita.
Agora, se você faz parte do time da crocância extrema sem frescura, fique por aqui. Tamo junto e bora pra cozinha quebrar umas regras!
O segredo que ninguém te conta
O grande truque aqui é jogar todas as batatas juntas e não mexer no início faz com que o amido crie uma casca coletiva ultra crocante, sem ficar encharcada.
Erro comum e como evitar
Mexer nas batatas assim que coloca no óleo. Se você tentar soltar as batatas enquanto elas ainda estão moles, vai virar um purê oleoso no fundo da panela. Deixe o bolo se formar em paz!
Variação possível
Polvilhar páprica defumada, queijo ralado fino ou um tiquinho de pimenta-do-reino moída na hora assim que tirar do óleo, enquanto as batatas ainda estão bem quentes.

batata frita crocante
Ingredientes:
- batata asterix (sem casca) a gosto;
- óleo o suficiente para fritar em imersão;
- sal a gosto.
Modo de fazer:
- corte as batatas bem finas. Mais finas que na outra receita. 
- coloque óleo o suficiente para cobrir as batatas em uma panela bem alta. É no olho mesmo...
- leve ao fogo médio e deixe ele ficar morninho.
- quando o óleo estiver no ponto, coloque as todas as batatas e não mexa. Não toque. Não encoste nelas.

- quando estiverem com a aparência de 'huuuuum, estão crocantes, perfeitas, do jeito que gosto' retire elas da panela com a ajuda de duas escumadeiras.
- elas podem ser mais branquinhas ou mais torradinhas, aí já é uma questão de gosto!
- sim. Elas terão grudado umas nas outras e serão um formato de 'bolo' de batatas fritas.
- coloque em uma bacia forrada com papel toalha e salpique sal a gosto.
- vá 'quebrando' esse bolo, soltando as batatas umas das outras.
- pronto! Batata frita crocante. Totalmente 'errada' tecnicamente, mas deliciosamente crocante. Politicamente incorreta.

Acompanhamentos da batata frita crocante:
Sugestão de vinho para harmonizar: Espumante Brut bem gelado.
Dica de cervejinha que desce redondo com essa receita: Pilsen trincando de gelada.

E aí, minha amiga, pronta para rebelar seus dotes culinários e fazer a batata frita mais errada e perfeita do mundo?
Se você fizer aí na sua casa, me conta nos comentários se aprovou ou se ficou com pena de quebrar o bolo de batatas!
Se você gosta do conteúdo do blog, da nossa bagunça e quer ver o "Três em Casa" continuar no ar sem anúncios chatos, considere apoiar a gente no Apoia.se. Qualquer cafezinho já ajuda a manter o fogão aceso e a nossa sanidade mental em dia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agora me conta: você seguiu a receita ou adaptou alguma coisa?