segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Como usar páprica

diferença pápricas

Primeiramente vamos deixar claro que páprica não é colorau. O colorau vem do urucum enquanto a páprica é derivada do pimentão vermelho e suas variedades.

O colorau tem sabor bem suave e é mais usado para dar cor ao prato. A páprica, além da cor, dá sabor à receita que você está preparando.

Esse sabor vai depender do tipo de páprica que você vai usar. 

Qual diferença entre as pápricas?


A páprica picante é realmente picante, e se você exagerar na dose, vai ficar bem ardidinho sim! Quer ver? Teste esse receita de batata rústica com páprica picante.

Depois teste essa receita de frango com páprica e compare a diferença do sabor apimentado.


A sua versão doce não é doce, é apenas de sabor mais suave. Não vai adoçar sua comida não, relaxe! Ela dá cor ao prato e um leve sabor. Você pode acrescentar em qualquer receita.

A páprica defumada, muito usada na cozinha espanhola e americana dá um toque defumado ao prato. Muito suave, diga-se de passagem. Além do sabor defumado, ela tem uma leeeeve ardência também. Fica entre a páprica doce e a picante.

Vai bem em qualquer receita que você queira dar um toque de defumado. Veja essa receita de polvo à galega.

onde usar páprica


- A páprica tempera todas as carnes. Qualquer carne, qualquer prato. Basta escolher se você quer suave, picante ou defumado.

- Você pode usá-la para fazer uma marinada seca e temperar a carne com antecedência ou pode usar para finalizar. Como preferir! ;)

- Combina maravilhosamente bem com ovos! Uma pitadinha na omelete, na fritada, no ovo mexido ou cozido e pronto. Ovinho nosso de cada dia com sabor diferente.

pra que serve a páprica

- Para mim, o par perfeito da páprica: batatas! Frita, assada, cozida, salteada. Rústica, em palitos, em cubos, Hasselback, purê... Seja como for. Não tem erro. É batata. Ok, essa foi uma péssima piada.


- Você pode fazer molhos. Quentes ou frios. Para acompanhar um bifinho ou uma salada. Veja essa receita de locro argentino. Eles, os argentinos, servem com um azeite de páprica que dá um toque especial ao prato.

como usar páprica

- Claaaaro que os ensopados não ficariam de fora. Qualquer ensopadinho vai bem. 
Carne moída, picadinho, frango... Onde tiver um molho de tomate, você pode acrescentar páprica. 
Onde tiver um bom caldo encorpado você também pode acrescentar páprica. Vai dar certo sempre!

- Sabia que a páprica combina muito bem com a pipoca? 
Pois é... Coloque ela junto do sal. Nesse caso escolha a defumada ou a picante para você sentir o sabor! Fica muito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário