Batata com alho

receita de skordalia

Oi, gente! Hoje trouxe mais uma receita da tag 'feitos um para o outro'. Estamos (os três) adorando essa brincadeira! Faz aí na sua casa também!

A combinação batata e alho é infinita. Tem muita coisa gostosa para fazer com esse par. Ao mesmo tempo ela é uma combinação muito simples, e por isso, jamais pensaria em trazer para o blog, não fosse o interesse pela receita sugerida pela autora no livro.


Ela ensina a fazer Skordalia. É um prato típico grego muito apreciado como acompanhamento de peixes, bacalhau e pão.

batata e alho


Pensei nele como uma alternativa ao nosso bom e velho purê de batatas. Mas um não substitui o outro. Fora as batatas cozidas, eles não tem mais nada em comum.

Acho que os gregos foram sábios! Acompanha muito bem um peixe (ou legumes). Mas não tente como acompanhamento de outras carnes. O limão não permite isso.

skordalia


----> O Bruno gostou, mas acha que poderia ter mais alho (pra ele, quanto mais alho melhor. Em tudo!).

----> O Caio disse que o alho estava 'de boa', mas não gostou do limão. Disse que se era pra fazer assim, melhor um purê de batatas 'normal'.

----> Eu achei o ponto do alho perfeito, e o limão também estava bom levando em consideração que nem todo mundo é louco por limão feito eu. Achei no ponto para paladares normais. Eu coloquei mais no meu prato. :)

Acho que a batata e o alho foram MESMO feitos um para o outro. Não só nesse prato, mas em infinitas possibilidades de combinação desses ingredientes.

Aqui no blog tem uma receita de rosbife com molho de alho com purê de batatas como acompanhamento, e quando o molho de alho se junta ao purê... É um sabor divino!

Espero que curtam! :)

receita de skordalia

batata com alho

Ingredientes:
- 10 batatas descascadas, cozidas e amassadas;
- 3 dentes de alho espremidos/socados/amassados/como preferir;
- sal a gosto;
- pimenta do reino a gosto (de preferência branca);
- 1 colher de sopa de suco de limão;
- 1/2 de xícara de azeite.
batata com alho


Modo de fazer:
- misture o alho com as batatas ainda quente;
- coloque o azeite e o limão e mexa bem;
- tempere com sal e pimenta e misture;
- opcional: coloque 1/4 de xícara dá água do cozimento das batatas para ficar mais cremoso;
- regue com azeite e sirva.

- também pode servir com amêndoas ou nozes picadinhas por cima.

*você pode fazer no processador ou liquidificador para um aspecto mais cremoso. Eu prefiro a rusticidade das batatas amassadas.
receita de batata com alho


Geralmente acompanha peixe. Nós usamos para acompanhar um polvo ensopado. Já contei aqui que tenho paixão por polvo, né?! :)

tres em casa

Siga Três em Casa nas redes sociais!

Facebook     ♥      Instagram           Google+     ♥      Twitter           Pinterest

Um comentário:

  1. Huuum, deve fica muito bom!
    Eu sou bem suspeita pra comentar, pq AMO alho e AMO purê de batata! Vi que é diferente de um purê mas acho que lembra um pouco né.
    Aqui em casa usamos alho em tudo. E pra mim tbm quanto mais alho melhor rsrs.
    Fazemos muito risoto por aqui e colocamos alguns dentes de alho inteiros pra cozinhar junto. Assim como também em molhos. Fica muito bom. O alho cozinha e perde aquele gostão forte. Então é tranquilo até pra quem não é muito fã que nem nós rsrs...
    Bjos e boa semana.

    ResponderExcluir

Olá! É um prazer ter você aqui! Clique na opção 'notifique-me' para ser avisado quando for respondido! Assim, a gente consegue trocar muitas idéias!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...