quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Como fazer para engrossar feijão em 1 minuto!

Hoje trouxe uma dica bem legal para engrossar o feijão nosso de cada dia!

Essa, na minha humilde opinião, é 'A' dica! 

Claro que existem várias formas para engrossar o feijão, mas essa é tão fácil, tão simples e tão acessível, que para mim é a melhor maneira de fazer isso.

Veja mais dicas na página dicas domésticas!

como engrossar feijão


Eis o instrumento para engrossar o feijão. Ganhei de presente (assim que casei) da minha tia avó. Parece que é super comum no interior de Minas. Pelo menos, foi o que ela disse.

- Você precisa de uma estrela de engrossar feijão! E lá foi ela ao centro do Rio só pra comprar uma pra mim.

como engrossar feijão

Você consegue encontrar muito fácil em lojas de coisas de cozinha nos centros populares. Aqui no Rio, tem muitas lojas dessas lá no Saara. São as lojas que vendem panelas, tachos e tantas coisas de alumínio.

Assim que terminar de cozinhar o feijão, ele terá bastante caldo. Esse é o momento de usar a estrela. Com o fogo aceso ainda, tá gente?!

Posicione ela no meio da panela e faça o movimento que o Caio está fazendo na foto. Com cuidado para não encostar nas laterais e no fundo da panela para não arranhar.


Faça um pouco, mexa com a concha e verifique se está a seu gosto. Se não estiver, faça mais um pouco. Mas cuidado para não destruir todos os caroços. 

O feijão tem que ter caldo grosso, mas também tem que ter caroço.

Com alguns grãos destruídos, seu caldo fica mais encorpado.

como engrossar feijão simples

Separei um pouco do caldinho antes e depois da estrela. O da esquerda é o depois.

Reparem que ele fica bem mais grossinho. Eu coloquei só o caldo para a foto.

Você também pode usar a estrela para desmanchar 90% dos caroços do feijão se tiver um Caio em casa. 

- Ô mããããe, eu quero feijão sem caroooooço.
como engrossar feijão dicas

outras sugestões para engrossar o feijão

 
Você pode separar duas conchas de feijão, bater no liquidificador e voltar com ele para a panela. Mas acho a estrela beeeeeem mais prática e rápida. Tente achar uma!

- Você pode separar a mesma quantidade que falei acima e bater no mixer.

- Você pode colocar meia xícara de farinha de berinjela. Além de engrossar, vai deixar o feijão mais nutritivo. Mas dissolva bem em uma xícara com um pouco de caldo de feijão antes de colocar na panela. Ela é difícil de desmanchar.

- Você pode ir amassando o feijão no fundo da panela com uma concha! Faça isso em fogo baixo. Vá amassando os grãos e misturando eles ao caldo até chegar ao ponto de preferência.

- você também pode amassar os grão com um amassador de batatas. O efeito é o mesmo da concha.

Depois disso tudo, se ele estiver aguado ainda, o jeito é ferver para reduzir o líquido. Deixe em fogo médio/alto até que o líquido reduza. Mas atenção: tem que mexer com certa frequência para não grudar no fundo da panela.

3 comentários: