Como congelar tapioca

Um post completo sobre como congelar a tapioca, tirando todas as dúvidas dos leitores sobre o assunto.

Eu sei que temos um post completão sobre 'como fazer goma de tapioca' no blog, mas percebi que muita gente pesquisa sobre 'como congelar a tapioca' e não clica no post. 



Então, resolvi fazer esse post para quem procurar diretamente sobre como congelar a tapioca, encontrar o que realmente está procurando.

como congelar tapioca

como congelar tapioca

Bem, o processo de congelar a goma de tapioca é bem simples e facilita demais a rotina diária. Não tem que ficar fazendo toda semana.
A tapioca congela muito bem e não perde sua qualidade nem textura.


Você pode congelar a goma da tapioca assim que terminar de misturar os dois polvilhos, antes de peneirar. Sendo assim, você só vai precisar peneirar na hora de fazer; ou seja, quando for colocar direto na frigideira.


Não deixe de conferir:


Pode congelar nessa parte do processo. ;) Vá até o post 'como fazer tapioca' para entender melhor.

como congelar goma da tapioca


Você também pode congelar a tapioca depois de peneirada. Assim sendo, ela pode ir direto para a frigideira quando descongelar.
Ou pode peneirar novamente na hora em que for fazer na frigideira. Tem gente que tem mais facilidade de colocar a goma na frigideira com a ajuda da peneira.

pode congelar tapioca


Para usar a goma da tapioca congelada, basta descer do congelador para a geladeira algumas horas antes, ou na noite anterior. 
Por exemplo, desce quando for dormir e usa no café da manhã no dia seguinte.

Acredito que dure uns 4 a 6 meses no congelador. Eu não posso afirmar o quanto exatamente, pois não dura muito aqui em casa. A gente come todo dia. A rotatividade é alta! :)

------------------------

 conservar tapioca pronta

Muita gente pergunta se pode congelar a tapioca pronta para ser consumida. Prontinha, com recheio e tudo!
Fui testar pra ver se dava certo.
Fiz a tapioca normalmente e recheei com queijo minas padrão e blanquet. Embalei em filme plástico e congelei.

tapioca pode congelar


Deixei um dia no congelador. Retirei e deixei em cima da pia descongelando para acompanhar o que ia acontecer. Em 45 minutos (tempo nublado no RJ) ela descongelou totalmente.

A metade da esquerda, esquentei por 15 segundos no microondas; a da direita, esquentei na frigideira em fogo baixo, dos dois lados.

congelar tapioca


A do microondas ficou mais molinha, a da frigideira mais crocante. Mas nenhuma das duas ficou ruim, desmanchou ou esfarelou. Elas mantiveram as características da tapioca recém preparada.

O mais interessante é que Bruno preferiu a do microondas e eu a da frigideira! :)
Ou seja, é uma questão de gosto. Se você prefere ela mais molinha, vá de microondas, mas se prefere ela mais crocante, use a frigideira. Mas cuidado com o tempo no microondas. 15 segundos foram suficientes.

como congelar a tapioca


Conclusão: dá pra congelar a tapioca pronta! A atenção deve estar no recheio. Há ingredientes que não congelam bem, como alguns tipos de queijos, tomate e folhas.

Bem, essa foi nossa experiência! :)
Se você tiver alguma dúvida ou tiver uma experiência diferente da nossa, entre em contato! Adoramos essa troca! :)


Aqui você encontra algumas sugestões nossas de recheio para tapioca. Doce e salgada. Confere lá e deixe seu sabor!


Siga Três em Casa nas redes sociais e fique por dentro de novos posts sobre tapioca!

Facebook      ♥       Google +           Instagram             Twitter


18 comentários:

  1. Adorei as dicas, aqui em casa eu congelo tudo que for possível, assim facilita no dia a dia. Um dia da semana preparo todos os legumes e carnes, algumas semi prontas, outras cruas mas já limpas.... adoro facilidades.
    Eu adoro tapioca, mas a minha fica toda torta feia kkk, não sei muito bem deixa-la redondinha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, que bela dica!! Como tapioca todos os dias também!!
    Já estou te seguindo.

    Bjos,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia de congelar a tapioca pronta, estava a procura disto.Experimente colocar a tapioca na sanduicheira já aquecida fica ótima, peneiro primeiro e coloco na sanduicheira!

    ResponderExcluir
  4. Olá o meu é uma crepioca... vai um ovo.. pitada de sal.. Pimenta do Reino.. açafrão e duas colheres de tapioca.. será que posso congelar tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian! Eu não sei se crepiocas congelam bem...

      Excluir
  5. Eu sou novata em preparar a goma da tapioca. Fui fazer a primeira vez ontem de manha (out.25) e nao queria deixa-la de molho... acabei que coloquei agua demais e tive que esperar a agua separar. Deixei ela de lado e fui tentar de novo, colocando menos agua e deu certo. Fiz a tapioca na frigideira e me deliciei com ela. Portanto a outra que deixei de lado, acabou ficando na agua ate o outro dia e so' coei e peneirei a noitinha (detalhe.... ficou fora da geladeira). Percebi entao um cheiro forte que nao apareceu na que fiz sem muita agua. E' normal esse cheiro, ou a tapioca esta estragada? Vi em alguns posts no google que qdo tem cheiro forte e' so' molhar de novo com bastante agua e depois retirar a agua e coar de novo.... isso procede??? Estou confusa! Jogo fora??? Hidrato de novo??? ou posso comer com esse cheiro??? Obrigada desde ja'!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A tapioca já tem um cheirinho forte, né?! :)
      O ideal é que essa bacia com o polvilho e a água fiquem na geladeira de um dia para o outro mesmo... Só que isso nunca aconteceu aqui, por isso não entendo bem sobre esse cheiro que você está mencionando.
      Mas de uma coisa eu sei: a tapioca está estragada quando fica rosada. Se ela está rosa, descarte.
      Eu acho que não conseguiria comer algo que cheira mal não...
      abraços

      Excluir
  6. Oi , essa quantidade que você congela é para uma tapioca ou vc faz mais de uma , no caso para quem quer comer somente uma por dia devo congelar somente para uma ? Porque penso que depois que congelamos a farinha fica dura e deve separar somente quando vai para a frigideira né ? Essa semana vou tentar fazer e vou congelar , porque também gosto de congelar tudo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, eu congelo toda a goma em potes pequenos e vou retirando conforme a necessidade.

      Excluir
  7. eu faço tapioca sem recheio congelo depois coloco recheio e levo ao micro ondas

    ResponderExcluir
  8. boa tarde pra congelar tapioca devo deixar menos ou mais tempo no fogo?

    ResponderExcluir
  9. Nossa sei que o post é antigo, mas me ajudou muito, não quero comer a tapioca quentinha com recheio como comummente se come, mas sim como um pão sírio por exemplo pro café da manhã corrido de todos os dias.
    E minha duvida sempre foi como ela reagia ao congelador.
    Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  10. Bom.. eu tava em dúvida sobre como levar umas 100 mini tapiocas prontas pra uma festa e só dar uma esquentadinha na hora de servir. Parece que dá certo então.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber se eu posso guardar a tapioca no congelador com a mesma embalagem do supermercado.? obrigado

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber se posso congelar pudim de tapioca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! Pudim não congela bem. De nenhum tipo. Perde sua consistência...

      Excluir

Olá! É um prazer ter você aqui! Clique na opção 'notifique-me' para ser avisado quando for respondido! Assim, a gente consegue trocar muitas idéias!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...