sexta-feira, 2 de junho de 2017

O que é sal a gosto

Eu já percebi que tem muito iniciante na cozinha que tem dificuldades em interpretar uma receita com ingredientes a gosto. Não só o sal, mas todo e qualquer ingrediente 'a gosto' é uma dificuldade.

Como mensurar isso? Como saber o quanto devo colocar sem correr o risco de errar na dose?

Dosar um ingrediente 'a gosto' pode ser tarefa um tanto complicada principalmente para quem está iniciando na cozinha.

Bem, eu vou tentar, do meu jeito, explicar o termo 'sal a gosto'.

sal a gosto


o que é sal a gosto


 Eu já recebi algumas reclamações sobre o sal a gosto. Esse termo parece irritar algumas pessoas. E eu juro que tento ao máximo indicar a quantidade de sal nas nossas receitas. Ou pelo menos indicar com o quanto se deve começar... Mas muitas vezes fica impossível dizer a quantidade de sal para a receita.

Não tem jeito. Isso se aprende com o tempo. Com a prática do dia a dia, você vai saber direitinho o quanto colocar de sal em uma receita. Acredite em mim.

Como saber que quantidade tem a indicação 'sal a gosto' se justamente o que define essa quantidade é o gosto da pessoa que cozinha?!

E digo mais. Há de se levar em consideração o gosto de quem come a comida da pessoa que cozinha! Portanto, o correto seria 'sal a gostos', ou então 'sal em uma quantidade média entre os gostos dos comensais'.

Gente...

Se eu coloco na receita 1 colher de sopa de sal, pois essa é a quantidade boa para mim, e você segue a receita passo a passo aí na sua casa, mas para o SEU GOSTO uma colher de sopa deixa o prato salgado? E aí? Faz o que?

Não é melhor ler na receita 'sal a gosto' e ir colocando o sal aos poucos e provando até que se acerte na quantidade dele?

Coloca uma pitada de sal. Uma pitada é a porção que se consegue pegar entre o polegar e o indicador.
Prova.
Coloca mais uma pitada.
Prova de novo.
É provando que você vai saber! Tá sem graça, sem gosto? É por que tá sem sal, ora bolas...
Coloca mais uma pitada dele.
Prova de novo agora!

qual a medida de sal a gosto

Já a receita da carne moída, é muito pessoal. É difícil indicar a quantidade de sal adequada. Na receita eu indico uma quantidade para começar.

E assim vai sendo até que você se acostume com essa coisa de cozinhar e saiba a quantidade de sal usada em cada receita. A seu gosto, claro.

A dica está em ir aos poucos. Usar o bom senso. Colocar um pouquinho, experimentar, pedir a outra pessoa que experimente e dê uma opinião... Acertar caso tenha ficado pouco...

Ah! É sempre bom errar pra menos! Por isso que aconselho a começar com uma pitada e ir aumentando aos poucos até acertar. Bom senso, gente... bom senso...

sal a gosto como saber

receita de bife acebolado é o melhor exemplo de receita em que é praticamente impossível dizer a quantidade de sal que você vai usar. 

Aqui o paladar de cada um é fator fundamental para sentir o sabor da receita!!! O que, para mim, pode ser um bife saboroso, para você pode ser um bife extremamente salgado.

o que é sal a gosto

2 comentários:

  1. O problema do "maior exemplo" citado no final, é nos grande birra, afinal, não tem como provar aos pouquinhos um bife acebolado. E como não acerto, só tento depois de muuuuito tempo. O jeito é começar a anotar as tentativas kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... Você viu nosso post sobre como preparar um bife?
      Dá uma olhadinha nele e você vai entender como salgar seu bife a gosto! ;)
      Obrigada pela visita! Volte mais vezes! :)

      Excluir