
Se você veio aqui procurando aquela pastinha amarela reluzente, daquelas que as lanchonetes servem em saquinhos lacrados junto com o ketchup, sinto muito em decepcionar.
A conversa hoje é em outro nível.
Hoje a gente vai falar de mostarda do tipo Dijon. Aquela forte, encorpada, com personalidade de sobra e um sabor acentuado que dá um belo safanão no paladar.
Depois que peguei o hábito de preparar meu próprio ketchup em casa, abri as portas do caminho sem volta: passei a fazer em casa um monte de coisas que antes comprava prontas no supermercado.
Tem algo libertador e terrivelmente satisfatório nesse processo de criar seus temperos do zero. Se você é das minhas e ama a cozinha de verdade, vai se apaixonar por essa receita de mostarda caseira.
Aviso de amiga: essa receita rende bastante! Como aqui em casa a única fã devota de mostarda de verdade sou eu, o potinho rendeu muuuuuito!
Se você mora sozinha ou divide a casa com gente de paladar mais tímido, recomendo fortemente fazer metade dos ingredientes.

mostarda caseira
(tempo: 48 horas de paciência vendo os grãos entrarem em transe na água com vinagre + 5 minutos para bater tudo e se sentir uma grande alquimista da culinária; rende: 1 pote bem generoso que vai durar meses se você não decidir passar no pão puro; nível: tão fácil que você vai questionar seriamente a existência da indústria de condimentos)
Ingredientes:
- 1/2 xícara de semente de mostarda;
- 1/2 xícara de vinagre de vinho branco;
- 1/2 xícara de água;
- 1/2 colher de café de sal;
- 1 pitada de pimenta do reino;
- 1 pitada de pimenta caiena;
- 1 colher de café de cúrcuma.
Modo de fazer:
- coloque em um pote de vidro os grãos de mostarda, a água e o vinagre;
- 1/2 xícara de vinagre de vinho branco;
- 1/2 xícara de água;
- 1/2 colher de café de sal;
- 1 pitada de pimenta do reino;
- 1 pitada de pimenta caiena;
- 1 colher de café de cúrcuma.
Modo de fazer:
- coloque em um pote de vidro os grãos de mostarda, a água e o vinagre;
- mexa bem para que a água e o vinagre se misturem;
- deixe de molho por 48 horas em temperatura ambiente;
- depois desse tempo, coloque no processador junto dos demais ingredientes e bata até que vire uma pasta;
- se ficar muito grosso, vai colocando água aos poucos até que fique na consistência desejada.
- se ficar muito grosso, vai colocando água aos poucos até que fique na consistência desejada.
- lembrando que: as bolinhas da mostarda permanecerão. É uma mostarda artesanal, não industrializada.
- transfira para um recipiente esterilizado e seco.
- transfira para um recipiente esterilizado e seco.

Validade e conservação:
A sua mostarda caseira dura tranquilamente entre 3 e 5 semanas na geladeira. Na verdade, pode durar até mais, dependendo do ritmo da sua cozinha. Fatores como o abre e fecha da porta da geladeira, o clima da sua cidade e o tempo que o pote passa passeando fora da refrigeração influenciam bastante.
A regra de ouro é sempre a mesma para a cozinha artesanal: fique de olho na aparência e no cheiro da sua mostarda antes de usar!

E aí, leitora querida, pronta para aposentar os saquinhos de mostarda de uma vez por todas?
Se você fizer essa lenda em casa, me conta nos comentários se sobrou pote ou se você devorou tudo na colher! Quero saber todas as fofocas da sua cozinha.
Gostou da receita e ama o conteúdo do Três em Casa? Considere apoiar nosso blog no Apoia.se! Com um pouquinho assim você ajuda a manter nosso fogão aceso e a gente trazendo receitas sem frescura para você.
Dá pra adicionar mel ou fica ruim? Abraços, adoro as suas receitas!
ResponderExcluirOlá! Eu acho que a receita rende tão bem que dá pra você tirar um pouquinho e testar... Eu não sei se a mostarda dijon fica boa com mel. Desconheço. Só conheço a mistura com a amarela mesmo... Mas não custa testar, né?! :)
ExcluirObrigada! Fico muito feliz! :) :) :)