segunda-feira, 15 de junho de 2026

Receita típica da África do Sul: Chakalaka

receita de chakalaka

Quando pensei em cozinhar receitas dos países da Copa, confesso que não esperava encontrar uma combinação tão improvável quanto esta logo no primeiro jogo: México x África do Sul.

A receita escolhida para representar a seleção africana foi o chakalaka.

O chakalaka é um acompanhamento tradicional da África do Sul, preparado com legumes, tomate, feijão e uma boa dose de tempero. 
Costuma aparecer ao lado de carnes grelhadas, pão ou pap, uma espécie de polenta de milho muito popular no país. E cada família tem a SUA receita de chakalaka.


O curioso é que, apesar de não ter qualquer ligação com a culinária mexicana, ele funcionou incrivelmente bem com o prato escolhido para representar a seleção mexicana, os totopos. 

A mistura do chakalaka cria um acompanhamento encorpado, picante na medida certa e perfeito para ser servido como petisco.

A crocância dos totopos e o sabor intenso do chakalaka formaram uma combinação tão natural que parece ter sido planejada por alguém muito mais competente do que eu.

O que começou como uma simples tentativa de representar dois países acabou virando o grande achado gastronômico da rodada.

Esta versão usa ingredientes fáceis de encontrar no Brasil e rende uma quantidade generosa para compartilhar entre 6 ou 7 pessoas.

receita típica da áfrica do sul

chakalaka


Ingredientes:
- 1 pimentão vermelho bem grande picadinho;
- 1 cebola bem grande picadinha;
- 2 tomates italianos picadinhos;
- 2 dentes de alho picadinhos;
- 1 pimenta dedo de moça (sem sementes) picadinha;
- 1 cenoura média ralada;
- 2 colheres de sopa de óleo;
- 2 latas de feijão prontos (250g cada);

- 1 colher de chá de curry;
- 1 colher de chá de páprica defumada;
- 1 colher de chá de gengibre em pó;
- sal a gosto;
- pimenta do reino a gosto;
- tomilho seco a gosto.


Modo de fazer:
- coloque o óleo em uma panela larga e leve ao fogo alto;

- acrescente o pimentão e mexa até que ele dê aquela tostadinha marota e solte todo seu aroma de defumado;

- junte a cebola e mexa até ela murchar um pouquinho;

- acrescente o alho e a pimenta dedo de moça e deixe o alho dourar um tiquinho de nada;

- agora entra a cenoura e você vai mexer até que ela fique no ponto que você prefere, mais crocante ou mais molinha;

- acrescente o tomate e misture bem;

- tire a panela do fogo, acrescente o feijão e TODOS os ingredientes restantes da receita;

- misture bem, prove, e acerte o tempero do seu jeito;

- volte a panela ao fogo só mais uns 2 minutinhos mexendo sempre.

Como servir:
Tradicionalmente, o chakalaka acompanha carnes grelhadas, linguiças ou pap. 
Nesta versão da Copa, ele foi servido com totopos e sour cream, uma combinação improvável no papel, mas que desapareceu da mesa muito mais rápido do que eu imaginava.

Outras receitas Africanas do blog:

como fazer chakalaka
Aperitivos do jogo México x África do Sul

Você já encontrou alguma combinação culinária que não deveria funcionar, mas funcionou perfeitamente? Conte nos comentários.

Se preparar esta receita, me conte como serviu o chakalaka. Quero descobrir quantas combinações improváveis ainda existem por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agora me conta: você seguiu a receita ou adaptou alguma coisa?