sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Porque você deveria ter um mandoline em casa

mandolina

Das coisas de cozinha que acho fundamental termos em casa: o mandoline, ou mandolina, ou mandolin.

O mandoline tá lá no tipo da lista. E quase ninguém coloca ele em uma lista de prioridades para a cozinha. Colocam ralador, mas não mandoline. Deveria ser item importante na lista de o que ter na cozinha.

O mandoline substitui tranquilamente o ralador, porém o ralador NÃO substitui o mandoline quando a gente precisa de chips.


porque ter um mandoline


Só com o mandoline você consegue fatias uniformes e não muito finas como no ralador. Assim, dá para cortar alimentos em forma de chips

mandolina cozinha

Outra forma que o mandoline tem e o ralador não é a ondulada.

Aaaaah! Mas pra que eu quero cortar alguma coisa no formato ondulado? Que frescura! Você deve estar pensando nesse momento.

Primeiramente para fazer batatas onduladas e todo mundo ficar contente. Principalmente as crianças.

Segundamente: molho! Seja na salada ou no cozido, o legume ondulado 'pega' muito mais molho. O molho do cozido ou da salada se acumula nas ondinhas, saca?

Rá! Agora tu viu vantagem, né não?!

Porém, para um corte ondulado perfeito, a gente precisa de um bom mandoline. Os meus não cortam lá muuuito bem esse corte não...

mandoline como usar

Ele também é um adianto e tanto para cortar alimentos em palitos! Mas aí ele requer mais cuidado e atenção, ok? 

Na verdade, eu nunca usei essa função. Hahaha. Mas muita gente usa e gosta.

Quando você vai cortar alimentos na horizontal, a forma de segurar o alimento é bem perigosa! Use o protetor que vem no seu kit do mandoline!!! Ele não está ali só de enfeite não! Prenda o protetor no legume e só então use. E ainda assim, use com atenção e cuidado!

Veja a receita de aperitivo de rabanete.

mandolin cozinha

Se cortar com o mandoline não é a mesma coisa que ralar os dedos no ralador não gente. Eu aposto que a maioria de vocês volta e meia rala os dedos no ralador. Isso também acontece comigo! Hehehehe. Volta e meia tô machucando os dedos. Principalmente quando ralo queijo! É impressionante!

Porém, um corte na lâmina do mandoline é muito mais sério! Por favor, use com atenção! Não precisa deixar de lado e ter medo de usar. Use sim! Mas com atenção!

Veja a receita de carpaccio de abobrinha!

porque ter uma mandolina

Bem, o mandoline é super prático e rápido de ser usado e dependendo do modelo, você pode escolher a espessura dos cortes.
Isso se você quiser pagar mais caro, claro. Os mais simples não tem essa opção, mas tá tudo ótimo também!

Se você puder, invista em um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário