Como fazer comida japonesa em casa

Hoje começamos uma série especial de comida japonesa (Já temos a mexicana! Perdeu? Tá aqui!).

----> Antes de mais nada, gostaríamos de dizer que o nosso objetivo não é ministrar um curso on line. Pelo contrário. A ideia é dividir com vocês nossas experiências e trocar ideias sobre o assunto. Queremos mostrar que qualquer pessoa pode fazer a comida japonesa em casa. Se nós podemos, todo mundo pode!
Não tem nenhum profissional do ramo aqui em casa, tudo foi aprendido com livros, pesquisas, estudos, tentativas e erros. Mas quem come, gosta! E gosta tanto que achamos justo dividir essas receitinhas com nossos leitores. <----

como fazer comida japonesa

Para começar, vou deixar uma lista de compras para dar tempo de todo mundo se organizar. Obviamente, os alimentos frescos devem ser comprados no dia.

Acrescentem à essa lista uma boa panela com tampa de vidro (antiaderente e de boa marca é a melhor opção), pois vai facilitar muito na hora de preparar o arroz; e potes plásticos, estes são fundamentais para a boa organização na hora de preparar os sushis. Deixar tudo já picado, fatiado, facilita muito.
Ah! E um copo medidor!

Se preocupe em não utilizar utensílios com cheiro de outros alimentos. Aqueeeeela colher com o cheiro do alho e do feijão, ou aquele pote de plástico com cheiro de comida. Tente ter uma colher e um recipiente só para o arroz do sushi (ele é cheio de frescurinhas).

como fazer sushi



Estamos indicando os produtos que costumamos comprar, pois já tentamos outras marcas e não curtimos muito. Vale a pena procurar mais um pouco, tentar outro mercado, ir àquela lojinha de produtos naturais. O produto usado faz realmente a diferença.

O vinagre, por exemplo, será usado no arroz de sushi. O arroz é a base de todos os seus pratos, e é nele que reconhecemos um bom sushiman (ou sushiwoman)!!!

como fazer comida japonesa

Espero que curtam nosso especial de comida japonesa, interajam, perguntem e cozinhem!

O que vem por aí!  Não necessariamente nesta ordem! :)
Clica para ir até a receita.

Temaki;
Sunomono
comida japonesa

Siga Três em Casa nas redes sociais!

Facebook      ♥       Google +           Instagram             Twitter


Esse post foi feito com a parceria da Sakura.

13 comentários:

  1. No caso como faço para saber a quantidade de peixe necessario para X pessoas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinicius! Essa é uma conta um tanto complicada. Mencionamos isso no post do salmão. A melhor maneira é conhecer bem quem vai comer. Tem um amigo que come uns 50 sashimis (diz ele), já eu como uns 3 ou 4, pois prefiro o atum. A gente aqui faz essa conta. Quem come mais de que. Só aos poucos você vai ter uma percepção melhor da quantidade. Mas não se preocupe, se sobrar, você pode congelar o peixe e usar em outros pratos. ;)
      Bem... sinto muito não ter ajudado tanto...
      Continuamos à disposição. :)
      abraços

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Me indique um livro da culinária japonesa, desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sinto muito não poder ajudar. Não temos uma indicação de livro. Usamos um livro super antigo da minha mãe. Devolvi para ela e não sei o nome... Já pedi ele novamente, mas ela não consegue encontrar.
      Desculpe.
      Abraços!

      Excluir
  4. Oi vi sua resposta ao Vinícios com relação a qtidade, mas vc pode informar mais ou menos qtas peças consigo fazer c/um salmão ou atum ? Pois eu por exemplo vou querer fazer para experimentar para os de casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bom dia! Realmente é uma resposta difícil de dar... Eu sugiro que você compre os menores pedaços possíveis já que é a primeira tentativa. Depois da primeira você terá uma noção melhor para os próximos. Abraços!

      Excluir
  5. O vinagre europeu sugiro qualquer um de maçã.aqui perto da minha casa vende o da marca Peixe e eu n gasto mais de 3, 50!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vinagre correto para fazer o arroz de sushi é o vinagre de arroz! Somente ele dará o aroma e sabor característicos da receita original! Qualquer outro tipo de vinagre está errado e corre-se o sério risco de a receita dar errado.
      Abraços...

      Excluir
  6. Boa tarde!

    Gostei MUITO do que vi neste post (e nos links dele)! Obrigado pela informação!

    ResponderExcluir
  7. Mas como posso saber se uma faca é boa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Henrique. Pela marca. Pela indicação de uso dela. Pelo preço. Pela loja que vende.
      Uma faca indicada para uso em culinária japonesa, de marca conhecida no mercado, vendida em loja de confiança e que não custa R$ 1,99 é uma boa faca.
      Tem facas que custam cinco mil reais, mas é óbvio que não precisamos de uma dessas. :)
      Você consegue uma boa faca para culinária japonesa na faixa dos quarenta, cinquenta reais.
      Espero ter ajudado.
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Olá! É um prazer ter você aqui! Clique na opção 'notifique-me' para ser avisado quando for respondido! Assim, a gente consegue trocar muitas idéias!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...