quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Como fazer gravy

receita de gravy

Gravy nada mais é do que um molho. E não tem muito mistério para fazer não. É super simples e prático de ser feito em casa. 

Na verdade, eu acredito que muita gente faz um molho assim nas festas de fim de ano, mas não tem o hábito de fazer no dia a dia. Pena. É tão simples que deveria estar mais presente à mesa.

Sabe quando você assa aquela ave bombada no Natal e com o caldo que ficou na assadeira faz um molho? Então. Esse é o tal do gravy.

Ou então quando você faz um bifinho e aproveita a frigideira 'suja' pra fazer um molho? Isso também é gravy.

Para fazer um gravy você precisa de manteiga e farinha, um pouco dessas 'sobras' de assados ou até mesmo cozidos e um bom caldo de frango ou carne.

Quando faço assados em casa, separo essas sobrinhas do tabuleiro e congelo para quando eu quiser fazer um gravy.

Também faço isso com cozidos. Todo o caldo grosso e saboroso que sobrou, congelo para futuros gravys.

Uma coisa importante nesse post é você LER ATÉ O FINAL. Por favor, leia tudo para entender.

Veja outras receitas americanas no blog.
como fazer gravy

Gravy


Ingredientes:
- 3 colheres de sopa de manteiga;
- 3 colheres de sopa de farinha;
- 1 colher de chá de vinagre de maçã;
- 1 colher de sopa de molho inglês;
- sal a gosto;
- pimenta do reino a gosto.

receita de molho gravy

Modo de fazer:

- primeiro você precisa fazer um roux.

- em uma panela, coloque a manteiga e a farinha e leve ao fogo médio mexendo sempre até que essa mistura escureça.

- isso é a base que vai engrossar o molho. Ela precisa escurecer um pouco, se não seu molho vai ficar com gosto de farinha.

como fazer molho gravy

- quando seu roux estiver um pouco escuro, você vai acrescentar o que conseguiu do tabuleiro do seu assado e mexer bem.

- para soltar bem esse fundo do tabuleiro, coloque um tiquinho de água, misture e aqueça. Com uma colher, vá soltando o que está grudado no tabuleiro.


DICA 1:  se seu assado soltou muuuuito óleo, retire o excesso e tente ficar só com o fundinho grudado no tabuleiro, sabe? É só escorrer o excesso do óleo e pode usar.


DICA 2: se, ao contrário, seu assado está super aguado, você pode colocar numa panela e deixar fervendo até reduzir. Reduza até ter o equivalente a 3/4 de xícara. Assim vai ficar bem saboroso.

        - mas se você não quiser ter o trabalho de reduzir seu caldo, tudo bem pegar o que tem no tabuleiro e encher 3/4 de xícara e usar direto. Menos saboroso, mas ok.


- então você fez seu roux escuro, colocou o fundo do assado e mexeu. Agora você vai colocar os demais ingredientes e mexer bem por uns 10 a 15 minutos.

- eu acho importante não parar de mexer porque a farinha precisa estar bem misturada ao caldo. Caso contrário, ela vai descer, acumular no fundo da panela e queimar.

- bem... Seu gravy está pronto e pode ser usado como quiser. Eu recomendo colocar em cima de bifes com purê de batata. Pra mim, é a perfeição. 

- também fica maravilhoso para acompanhar as aves bombadas do fim do ano. Em cima do arroz, da farofa e até da maionese de batata.

- aliás, esse molho fica incrivelmente bem com qualquer prato a base de batatas.
Veja só essa receita de poutine.
o que é gravy

Nenhum comentário:

Postar um comentário