quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Como economizar dinheiro na cozinha

Selecionamos algumas dicas para você aplicar na rotina doméstica e conseguir economizar, pelo menos um pouco, de dinheiro nessa parte do orçamento doméstico.

Recomendamos que as mudanças aconteçam de forma gradual e não de maneira rígida e drástica, pois assim fica mais fácil de se adaptar e manter essa rotina por mais tempo.

Sim, comer em casa sai mais barato do que comer na rua. Mas essas refeições tem que ser bem pensadas e administradas. Temos que fazer boas escolhas e otimizar os alimentos.

A primeira regra é um clássico: não vá ao mercado com fome, nem com crianças. Se for possível, faça a maior parte das compras pela internet e depois de almoçar. Se for possível, gente... SE for possível...

como economizar dinheiro na cozinha


- faça trocas. Por exemplo, troque o atum por sardinha. Troque legumes e verduras que não estão em época para os que estão. São bem mais baratos quando na época certa.

- invista em utensílios que trabalhem a seu favor. Por exemplo, uma panela a vapor gasta menos gás e menos água na hora de cozinhar.

- se você não pode investir em uma, então tente aproveitar a água do cozimento dos legumes para cozinhar outros pratos como arroz, ensopados, massas.

como economizar dinheiro na cozinha

- tente comprar cebola pequena para não sobrar. As metades que ficam na geladeira acabam indo parar no lixo.

- descongele alimentos com antecedência para não usar o micro-ondas. Tire do congelador e coloque na geladeira o que vai preparar no dia seguinte.

- faça em casa em vez de comprar. Por exemplo, aproveite a água do cozimentos de frangos e carnes para preparar caldos caseiros. Faça seu próprio molho tártaro, ketchup, barbecue...

economizar dinheiro na cozinha


- tente sempre recuperar folhas murchas antes de jogá-las fora.

- aproveite legumes murchos também. Você pode fazer bolo de abobrinha, tempurá, legumes ao forno, chimichurri... Até um rolinho primavera com massa de pastel dá pra fazer!

dicas economizar dinheiro na cozinha

- comece a planejar o cardápio da semana. Assim você compra o que tá na lista. Sem excedentes.

- tente comprar direto do produtor em feiras ou centros de abastecimento da cidade.

- guarde caldos do cozimento e dos pratos prontos. Sempre que sobrar caldo, molho de um prato que você cozinhou, congele. 
Ele pode ser útil para preparar outra refeição. Por exemplo, cozinhou um frango em água para desfiar? Congele a água do cozimento em porções de 200ml. Você já tem a base de um caldo de frango caseiro. 
Fez cachorro quente e sobrou molho? Congele também!

- tente congelar sobras de leite e de molho de tomate também em vez de deixar na geladeira estragando.

- principalmente: não gaste com besteiras. Não tenha em casa biscoitos, bolos, doces. Ninguém precisa disso. Além de economizar, vai fazer bem para a saúde.

- aproveite o alimento ao máximo, como por exemplo a casca da batata frita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário