quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Como economizar tempo na cozinha

Selecionamos novas dicas para você aplicar na rotina da cozinha. Dessa vez para economizar tempo.

Se você não viu o post anterior, veja: como economizar dinheiro na cozinha.

Eu acho a questão do tempo mais difícil de administrar do que o dinheiro. Mas, com calma e paciência é possível sim colocar pelo menos algumas ideias em prática.

Muita gente não gosta de cozinhar e, por isso, quer otimizar o tempo na cozinha o máximo possível. Outras pessoas não tem tempo mesmo, pois chegam cansadas de um dia exaustivo de trabalho. Enquanto outras, apesar de gostarem de cozinhar, querem gastar menos tempo na cozinha para ganhar tempo em outras atividades de família.

Seja qual for o motivo, tem algumas dicas que podemos seguir para economizar tempo na cozinha.

como economizar tempo na cozinha


- dedique tempo para economizar tempo. Tire um dia para congelar frango desfiado, grão de bico cozido, arroz pronto, feijão pronto, carne moída, etc...

como economizar tempo na cozinha

- tente planejar as refeições da semana. Peça ajuda aos outros moradores da casa. Planeje o que e quando vai fazer determinado prato e otimize as sobras. 

- com base no cardápio faça a lista de compras. Depois organize essa lista de acordo com a seção do mercado que você já decorou.

dica para economizar tempo na cozinha

- na preparação do pratos, ganhe tempo. Enquanto cozinha um faz o outro. Por exemplo, enquanto o frango cozinha, prepare o arroz, os legumes ou a salada.

- sempre lave a louça enquanto cozinha! Tá esperando a refeição cozinhar? Vá lavando o que tem que ser lavado!

- não precisa servir tudo em travessas! Deixe na panela mesmo. Só coloque em potes a comida que sobrar e na hora em que for para a geladeira. Assim você também economiza espaço na geladeira.

- procure fazer receitas práticas no dia a dia. Deixe as mais elaboradas para dias de inspiração.

- priorize receitas práticas em que vai tudo pra panela de uma vez, como o frango com pimentão, o frango na cerveja, ou a carne com cebola.

- outro tipo de receita boa é aquela em que vai tudo no forno junto. Como a carne no sal grosso, o frango com creme de cebola, ou linguiça com legumes.

- mantenha a cozinha organizada! Pode parecer um detalhe sem importância, mas não é! Com a cozinha organizada, tudo fica mais acessível, visível, e o ambiente fica mais facilitador para cozinhar. Não é organizar a cozinha para cozinhar, é MANTER organizada.

- tente congelar quentinhas prontas. Faça comida para sobrar e congele em forma de quentinha. Por exemplo, um pote com arroz e estrogonofe, um com purê e carne moída, outro com arroz, feijão e frango. A refeição está pronta!

ideias para economizar tempo na cozinha

- escale ajudantes! Tá todo mundo junto. É um time. Não se sobrecarregue. Tá todo mundo cansado, todo mundo trabalha, por que só você tem que ir para a cozinha? Reúna o time, pergunte quem quer fazer o que, divida as atividades. Alterne as tarefas por dia ou por semana.

    - um pica as coisas, outro cozinha, um lava, outro coloca a mesa, um tira e por aí vai. Crianças também devem ser envolvidas nas tarefas de casa. Lembrando que não é na marra, na obrigação. É parceria, é time, equipe. Um ajuda o outro. Todo mundo ganha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário